É fundamental que as pessoas adotem práticas de cuidados bucais preventivos e mantenham visitas regulares ao dentista para colher os benefícios a longo prazo

A odontologia preventiva desempenha um papel crucial na manutenção da saúde bucal e  na prevenção de problemas dentários antes que eles se tornem mais graves e requerem  tratamentos mais invasivos. Essa abordagem foca em educar os pacientes sobre práticas  adequadas de higiene bucal e promover hábitos saudáveis desde cedo, a fim de evitar o  desenvolvimento de doenças bucais.

A Dra. Sarita Pires, Diretora Clínica do Salão da Boca, ressalta que a  odontologia preventiva significa conscientizar e promover a prevenção na saúde bucal.  “Além de limpar a cavidade oral e detectar alterações ou doenças em níveis iniciais o objetivo da  consulta e limpeza preventiva é cuidar da saúde bucal de forma individual, cada paciente exige de  nós, dentistas, uma abordagem diferente de acordo com seu estilo de vida, alterações na cavidade  oral, saúde, e níveis de dificuldade de higienização”, diz.

Os principais objetivos da odontologia preventiva e como ela se diferencia dos  tratamentos corretivos é cuidar da saúde bucal quando ela já está  comprometida, como também prevenir o surgimento de novos problemas. “Dessa forma, todas as doenças bucais podem ser diagnosticadas com cuidados e consultas preventivas. As mais  comuns são: doenças periodontais e lesões cariosas”, completa Dra. Sarita.

Benefícios da odontologia preventiva

  • Melhora a qualidade de vida;
  • Reduz os problemas bucais;
  • Diminui os riscos;
  • Conserva a saúde bucal.

“Nós conseguimos ter um ótimo controle da saúde bucal de um paciente que tem a sua rotina de ir  ao dentista e que realiza a sua prevenção de 06 em 06 meses, pois conseguimos diagnosticar,  inicialmente, qualquer doença antes que ela comprometa todo sistema da cavidade oral”, acrescenta a dentista.

Fonte: Dra Sarita Pires, Diretora Clínica do Salão da Boca – https://salaodaboca.com.br/ –  @salaodaboca

Foto: Internet


atualizado em 25/09/2023 - 12:14

comentários