É fundamental que as pessoas adotem práticas de cuidados bucais preventivos e mantenham visitas regulares ao dentista para colher os benefícios a longo prazo
A odontologia preventiva desempenha um papel crucial na manutenção da saúde bucal e na prevenção de problemas dentários antes que eles se tornem mais graves e requerem tratamentos mais invasivos. Essa abordagem foca em educar os pacientes sobre práticas adequadas de higiene bucal e promover hábitos saudáveis desde cedo, a fim de evitar o desenvolvimento de doenças bucais.
A Dra. Sarita Pires, Diretora Clínica do Salão da Boca, ressalta que a odontologia preventiva significa conscientizar e promover a prevenção na saúde bucal. “Além de limpar a cavidade oral e detectar alterações ou doenças em níveis iniciais o objetivo da consulta e limpeza preventiva é cuidar da saúde bucal de forma individual, cada paciente exige de nós, dentistas, uma abordagem diferente de acordo com seu estilo de vida, alterações na cavidade oral, saúde, e níveis de dificuldade de higienização”, diz.
Os principais objetivos da odontologia preventiva e como ela se diferencia dos tratamentos corretivos é cuidar da saúde bucal quando ela já está comprometida, como também prevenir o surgimento de novos problemas. “Dessa forma, todas as doenças bucais podem ser diagnosticadas com cuidados e consultas preventivas. As mais comuns são: doenças periodontais e lesões cariosas”, completa Dra. Sarita.
Benefícios da odontologia preventiva
- Melhora a qualidade de vida;
- Reduz os problemas bucais;
- Diminui os riscos;
- Conserva a saúde bucal.
“Nós conseguimos ter um ótimo controle da saúde bucal de um paciente que tem a sua rotina de ir ao dentista e que realiza a sua prevenção de 06 em 06 meses, pois conseguimos diagnosticar, inicialmente, qualquer doença antes que ela comprometa todo sistema da cavidade oral”, acrescenta a dentista.
Fonte: Dra Sarita Pires, Diretora Clínica do Salão da Boca – //salaodaboca.com.br/
Foto: Internet
atualizado em 25/09/2023 - 12:14