Após 5 anos, procedimento se tornou um dos principais aliados no combate a obesidade
Em meados de 2022, completou-se 5 anos desde que foi realizada a primeira Gastroplastia Endoscópica, em um centro privado, no Brasil. O Hospital Dia Sander Medical foi palco dessa inovação que chegou para ficar no país e, atualmente, é considerada uma das melhores técnicas quando o assunto são tratamentos para obesidade.
Durante esse tempo, a Gastroplastia, também conhecida como redução de estômago por endoscopia, já atendeu milhares de pacientes que buscavam uma alternativa à cirurgia bariátrica. “Nesse caso, além de promover mais conforto, a Gastroplastia Endoscópica permite que o paciente emagreça de forma saudável, sem os riscos de sofrer com as complicações de um procedimento invasivo”, explica o endoscopista, especialista em tratamentos para obesidade, Bruno Sander.
Após muitos estudos pelo mundo que permitiram que a técnica chegasse até o Brasil e entrasse de vez para o arsenal de tratamentos contra a obesidade, concluiu-se que ela é indicada para pessoas com obesidade grau I ou II (IMC entre 30 e 40). “O método endoscópico também promove rápida recuperação, sem a necessidade de internação, o que facilita ainda mais o retorno às atividades comuns do dia a dia para o paciente”, frisa.
Equipe multidisciplinar
Além do método em si, sabe-se que seu sucesso só é possível ao unir o procedimento com o acompanhamento multidisciplinar de profissionais atentos aos bem-estar físico e mental do paciente. “Devemos sempre lembrar que a obesidade pode vir acompanhada de uma série de alterações a saúde e estilo de vida do paciente. Portanto, para retornar a uma rotina completamente saudável, cada ponto do organismo deve ser observado com o mesmo cuidado”, aconselha o médico.
Por isso, além de buscar atualizações constantes e melhorias na estrutura do Hospital Dia, Sander ressalta que é importante sempre prezar por uma equipe cada vez mais capacitada, com tudo que há de mais moderno na área. “Foi o conjunto de tais características que permitiram que esses cinco anos contassem com tantas conquistas e resultados preciosos para nossos pacientes”, finaliza.
Fonte: Bruno Queiroz Sander, Doutor (Ph.D) e Mestre (Ms.C) pela UFMG, Médico Cirurgião Geral, Endoscopista, Gastroenterologista e Diretor do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (CRM-MG: 41490 – RQE: 14270 – 32354 – 41292).
atualizado em 06/09/2022 - 14:45