Empreender no digital permite flexibilidade e baixo investimento
Não é uma decisão fácil largar a previsibilidade do regime CLT para empreender. Se não houver planejamento, o sonho de abrir o próprio negócio pode virar um pesadelo de frustração e dívidas. Embora existam desafios, o número de empreendedores no Brasil está em uma crescente. De acordo com levantamento do Governo Federal, o Brasil teve 3.838.063 empresas abertas em 2022.
Nesse processo de transição de carreira, um plano de negócios bem elaborado pode servir como um roteiro para o empreendimento. Ele deve detalhar as ideias de negócio, análise de mercado, estratégia de marketing e projeções financeiras. Natália Soares, Mentora de negócios no Linkedin, Top Voice e Creator Linkedin, destaca que um dos passos mais importantes para organizar a transição de carreira é o planejamento financeiro. “Com as finanças organizadas, o próximo passo é estruturar o cronograma que de um lado estabeleça quais são as etapas seguintes do negócio e, de outro, os estágios para se desligar do emprego”, diz.
Além disso, Natália reitera que o ideal é não deixar o cargo CLT imediatamente para se tornar um empreendedor digital. “Comece pequeno, talvez como um projeto paralelo, e conforme seu negócio cresce, você pode considerar a transição em tempo integral. Isso pode te ajudar a garantir a previsibilidade financeira, citada anteriormente, durante a transição”, completa.
Vantagens do empreendedorismo digital
- Investimento inicial e custos operacionais mais baixos;
- Alta demanda no mercado;
- Flexibilidade na rotina;
- Maior possibilidade de alcance da marca;
- Aprendizado contínuo;
- Escalabilidade;
- Adaptabilidade.
- Liberdade geográfica
Fonte: Natália Soares – Mentora de negócios no Linkedin e de RHs, Top Voice e Creator Linkedin impactando mais de 70 milhões de pessoas. @eunatysoares_ – //www.linkedin.com/in/
Foto: Internet | Divulgação
atualizado em 28/11/2023 - 14:18