Um dos grandes nomes da nova geração, o cantor e compositor Castello Branco, lança o single e clipe “Cuidar” em parceria com o festival Verbo Gentileza, de Belo Horizonte. O single tem a participação da artista estreante na música Bella Valhosa e está no ar em todos os aplicativos de música e no YouTube (https://youtu.be/ey6AYkqCFl4).

“Se Cuida” é um single-manifesto pela gentileza e autocuidado. Castello compôs a convite do projeto Verbo Gentileza, que tem como objetivo fazer do mundo um lugar mais gentil para se viver.

A palavra gentileza

Quando o cantor e compositor Castello Branco saiu do interior e chegou na capital do Rio de Janeiro ficou tocado com as pilastras do profeta Gentileza perto da rodoviária, que traziam suas palavras de paz através de uma manifestação na rua. Essa foi a primeira vez que ele começou a pensar no significado da palavra gentileza.

Enquanto isso, mais precisamente em 2013, em Minas Gerais, a produtora Patrícia Tavares também refletia sobre a palavra gentileza e em como estava fazendo falta um olhar mais gentil entre as pessoas, nas nossas relações com as cidades, a natureza e a saúde. Ela idealizou o projeto Verbo Gentileza já de forma colaborativa, que há 8 anos realiza um Festival Multicultural Social e Ambiental, além de parcerias e outras ações pontuais. O ponto de partida de cada edição do Verbo Gentileza é um manifesto em forma de canção que anuncia a palavra do ano e chama a atenção para toda a ideia evocada pelo projeto.

Patrícia já conhecia Castello e tinham uma amizade quando ela o chamou para compor a música que seria o manifesto do Verbo Gentileza de 2023. Castello Branco compôs “Se Cuida” e assim também acabou trazendo o verbo de 2023, “Cuidar”. Na primeira parte da música ele já fala do que se trata: “se cuida/belo é ver o olhar de uma cidade atenta/sem atrito não há lapidação/sabe nessa terra se cuidar também é cuidar dela/ é eu acho que já sei por onde começar”. “Cuidar também é ter presença, pois não é só sobre ser belo, tem que ser real” – comentou Castello.

A estreia Bella Valhosa

Para dividir os vocais da faixa com ele, convidou Bella Valhosa, conhecida por suas pinturas e que estreou na música nessa canção. “Queria chamar alguém que entendesse esse projeto como uma experiência e achei que Bela encararia dessa forma. Gosto muito do trabalho dela, a considero uma pessoa sensível e achei que sua participação encaixou perfeitamente” – finaliza.

Para Bella foi de fato uma nova experiência: “Eu não sou cantora, essa foi a primeira vez que participei de uma gravação e acabou sendo muito legal. Já conheço o Castello há um bom tempo e nunca imaginei que um dia a gente faria uma parceria musical. E eu adorei! A música é leve, gostosinha e isso ajudou muito a tornar o processo prazeroso” – contou ela.

A produção é de Rafael Fantini, que também assina as programação, samples e sintetizadores, a mixagem e a masterização.

O videoclipe foi produzido pela Benatti Films e dirigido por Roberto Benatti, Patrícia Tavares e Gigi Favacho.

Verbo Gentileza

Criado pela produtora cultural Patrícia Tavares em 2016, o projeto conta com Fina Nicolai como parceira desde 2020, caminhando para se tornar um grande coletivo. Hoje o Verbo Gentileza tem como principal objetivo fazer do mundo um lugar mais justo e gentil através da arte, da convivência e do respeito ao outro e à natureza. O projeto realiza anualmente o Festival Multicultural Social e Ambiental, que promove shows e palestras de pessoas ligadas às iniciativas de sustentabilidade.

 Além do festival, o projeto intitulado Ativista Gentil, já realizou mais de 200 ações em parceria com marcas socialmente responsáveis e outras ações pontuais, sempre visando o equilíbrio coletivo. “Esta semana me perguntaram onde estou no ESG. Acho que este manifesto responde um pouco. Tento traduzir, através da arte, uma visão sobre os pontos aos quais devemos estar atentos para viver em busca de um mundo possível. Nesta tradução criamos o Verbo Gentileza e suas várias atuações” – comentou Patrícia.

Após o lançamento da música – manifesto “Se Cuida”, o Verbo Gentileza realizará, nos dias 02 e 03 de setembro, o Festival Multicultural Social e Ambiental. Para Patrícia Tavares estar na oitava edição desse projeto é muito mais do que uma realização. “Esta semana me perguntaram onde estou no ESG. Acho que este manifesto responde um pouco. Tento traduzir através da arte uma visão sobre os pontos aos quais devemos estar atentos para viver em busca de um mundo possível. Nesta tradução criamos o Verbo Gentileza e suas várias atuações” – comentou.

O Manifesto é executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, idealização do Verbo Gentileza, apoio da Do Brasil Live Mkt e realização do Governo de Minas Gerais.

Acesso: https://www.youtube.com/@verbogentileza


atualizado em 12/06/2023 - 18:32

comentários