Mostra BDMG Cultural – Crédito Dynelle Coelho.

 

Lançamento do catálogo da mostra “Não sou idêntica a mim mesma: mulheres artistas no acervo do BDMG Cultural” ocorre na véspera do Dia Internacional da Mulher, 7 de março, na Galeria de Arte, com visita guiada e roda de conversa com artistas que integram a exposição

 

Para celebrar e visibilizar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, no dia 7 de março, quinta-feira, às 18h30, o BDMG Cultural realiza o lançamento do catálogo gratuito da exposição Não sou idêntica a mim mesma: mulheres artistas no acervo do BDMG Cultural, em cartaz na Galeria de Arte (Rua Bernardo Guimarães, 1600 – Lourdes). A mostra foi inaugurada em dezembro para celebrar os 35 anos da instituição e, agora, conta com nova data de término: até 24 de março.

 

Com curadoria de Rita Lages, a exposição traz uma seleção de 51 obras – desenhos, esculturas, fotografias, instalações, pinturas e vídeos – de mulheres artistas que integram o acervo de artes visuais da instituição, dividida em quatro núcleos: Arqueologia, Terra, Corpo e corporalidades e Múltiplas matérias, múltiplas formas.

 

No evento de lançamento do catálogo, haverá visita guiada com a curadora Rita Lages e uma roda de conversa com as artistas Carolina Botura, Clarice Lacerda, Priscila Heeren, Priscila Rezende, Tatiana Cavinato e Vânia Barbosa – todas presentes na exposição -, com mediação de Pedro Moreira, curador assistente da mostra. A distribuição do catálogo será gratuita. O acesso ao evento também é livre, sem necessidade de retirada prévia de ingressos.

 

Sobre a exposição

A frase “Não sou idêntica a mim mesma”, da poeta Ana Cristina César em Poema Óbvio, funcionou como guia da curadoria, como um dispositivo para refletir sobre e apresentar a diversidade da produção feminina no Brasil. O objetivo é abordar essa diversidade em termos de materiais, suportes, temas e expressões artísticas, sem realizar uma curadoria restritiva sobre o que se define como arte de mulheres. “O feminino aqui apresentado não existe em essência, é um feminino plural em constante construção, que questiona, inclusive, as fronteiras naturalizadas de feminino e de masculino em nossa sociedade. São artes feitas por mulheres cis, trans, que acionam memórias de brasis plurais das diversas regiões de Minas”, ressalta Rita Lages Rodrigues, curadora da exposição.

 

O trabalho de curadoria foi possível graças à interlocução dos documentos escritos com as obras artísticas e também com os funcionários do BDMG Cultural que, ao longo das décadas, se dedicaram à preservação cuidadosa dessa história. Artistas que realizaram suas primeiras exposições individuais na instituição e hoje são relevantes no cenário das artes em todo o Brasil compõem a seleção, como Efe Godoy e Sonia Gomes.

 

Os outros grandes nomes das artes visuais selecionados são: Solange Botelho e Sara Ávila; Luciana Radicchi, Lorena D’Arc, Vânia Barbosa, Emilia Sakurai, Aneli Brandão, Laila Kierulff, Bordadeiras do Curtume, Mulheres da Ponte, Liliza Mendes, Erli Fantini e Lira Marques ; Mariana Fonseca Laterza, Eliane Roedel, Iara Ribeiro, Poliana Nascimento, Isabel Rodrigues, Jade Liz, Márcia Guimarães, Lucimélia Romão e Jéssica Lemos, Yanaki Herrera, Ana Luiza Magalhães, Isabela Prado, Eugênia França, Massuelen Cristina, Efe Godoy e Priscila Rezende, Mônica Sartori, Esther Az, Maria do Carmo Freitas, Duo Passagens Móveis – Maria Vaz e Bárbara Lissa, Clarice G. Lacerda, Maria do Céu Diel, Camila Otto, Cristiani Papini Arantes, Juliana Gontijo e Tatiana Cavinato, Priscila Heeren, Carolina Botura, Sônia Gomes, Virginia Braccini, Lauren Marinho, Ana Maria Braga, Sara Lambranho, Sabrina Azevedo Hemmi, Noemi Assumpção, Rosceli Vita, Edna Moura, Niura Bellavinha e Sara Lana.

 

Sobre o BDMG Cultural

 

Em dezembro de 2023, o Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG Cultural completou 35 anos. Desde 1988, é uma organização sem fins lucrativos que atua de maneira multidisciplinar para fomentar, registrar e divulgar os processos culturais em Minas Gerais. O BDMG Cultural integra o Circuito Liberdade, complexo cultural que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.

 

SERVIÇO

Lançamento do catálogo da mostra Mostra “Não sou idêntica a mim mesma: mulheres no acervo do BDMG Cultural”

Quando: 7 de março, quinta-feira, a partir das 18h30

Visitação da mostra: prorrogada até 24 de março

Funcionamento: diariamente, das 10h às 18h. Às quintas, das 10h às 21h

Local: Galeria de Arte BDMG Cultural

R. Bernardo Guimarães, 1600 – Lourdes, Belo Horizonte

 

Entrada gratuita. Distribuição do catálogo gratuita


atualizado em 07/03/2024 - 11:25

comentários