Instituto Cervantes – Foto Mariama Lopes.

Atividade gratuita é uma iniciação ao ofício de fazer livros e acontece entre os dias 4 e 6 de abril 

O Instituto Cervantes traz a Belo Horizonte o Ateliê de Publicação Impressa, atividade gratuita ao redor da autopublicação. Entre os dias 4 e 6 de abril, acontece a oficina, que explora na prática o ofício de fazer livros. O Ateliê é um projeto idealizado e coordenado por Lina Ibáñez, da Colômbia, e Florencia Lastreto, do Uruguai – sócias na Fotolab Linaibah, uma editora e espaço de experimentações editoriais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 24 de março.

Ao longo de quatro encontros, os participantes poderão conhecer e experimentar técnicas de ilustração, como o desenho em papel carbono, impressão em xilogravura, monotipia e padrões com o uso dos carimbos. As artistas ainda apresentam encadernações artesanais: a borboleta e a japonesa. O último encontro é aberto ao público e propõe um mutirão de edição para produzir uma tiragem coletiva.

A atividade é uma iniciação à arte da autopublicação, um estímulo à circulação de ideias. A intenção é fornecer um espaço para a experimentação, difundindo as propostas e as narrativas de editoras independentes. A ação faz parte de uma série de programações culturais promovidas pelo Cervantes ao longo do ano. O Instituto promove um espaço para aprender espanhol interligado à cultura e ao cotidiano.

SOBRE O INSTITUTO CERVANTES

O Instituto Cervantes é uma instituição criada pela Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e difundir a cultura hispânica. A sede central da instituição se encontra em Madrid e em Alcalá de Henares (Madrid), cidade de nascimento do escritor Miguel de Cervantes.

O trabalho do Instituto Cervantes está dirigido por representantes do mundo acadêmico, cultural e literário do âmbito espanhol e hispano-americano. Em Belo Horizonte colabora com museus, galerias, teatros, livrarias, editoriais e outras instituições culturais brasileiras, assim como espanholas e latino-americanas. Também colabora em todos os projetos culturais e do ensino do espanhol dirigidos conjuntamente com o Governo do Estado de Minas Gerais e com numerosas prefeituras em nosso Estado.

SERVIÇO

ATELIÊ DE PUBLICAÇÃO IMPRESSA

De 4 a 6 de abril

Horário: quinta e sexta, das 19h às 22h

Sábado, das 10h às 13h e das 14h às 17h

Local: Instituto Cervantes

Rua dos Inconfidentes, 600

Savassi – Belo Horizonte – MG

Atividade gratuita

Inscrições até 24 de março: https://forms.gle/zk9hPHWGyjcCwgZQ6

Mais informações: https://www.instagram.com/atelie_de_publicacao_impressa/

belohorizonte.cervantes.es/es/default.shtm

instagram.com/institutocervantesbh/


atualizado em 26/03/2024 - 11:03

comentários