As cáries podem ser evitadas com uma simples higiene bucal
Para ter qualidade de vida, é necessário cuidar da saúde bucal. Manter dentes e gengivas saudáveis não é uma tarefa tão difícil, só é preciso manter uma rotina de higiene bucal com escovação dos dentes, uso de fio dental e enxaguante fluoretado para que possamos prevenir doenças bucais, principalmente as mais famosas causadas pelo acúmulo de placa bacteriana, como a cárie.
Fazer consultas periódicas preventivas ao dentista ajuda a combater as doenças bucais. “O profissional vai indicar a escova e o creme dental adequado para cada paciente, ajustando a técnica de escovação, reiterando a importância do fio dental, pesquisando os hábitos de cada indivíduo e assim alertando sobre dietas ácidas ou cariogênicas que afetam diretamente o meio bucal”, explica Dra Sarita Pires, Diretora Clínica do Salão da Boca.
Além disso, a prevenção pode ser classificada em dois tipos: prevenção em doenças já pré existentes, para que ela não evolua e prevenção em doenças que não existem, para evitar que elas apareçam, que é chamada de prevenção educacional.
Dra Sarita ressalta que o cuidado tem que ser feito diariamente. “A escovação deve ser realizada sempre após a ingestão de algum alimento ou, pelo menos, depois das principais refeições diárias, e principalmente também uma última vez antes de dormir, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. A complementação da escovação tem que ser feita passando o fio dental entre todos os dentes. E não pode esquecer de limpar a língua”, diz.
Autocuidado e produtos de higiene oral
- Cuide da higiene com frequência;
- Escolha corretamente a escova – sempre com a orientação individualizada do seu dentista;
- Escolha sempre um creme dental que contenha flúor;
- Use fio dental todos os dias para retirar as impurezas que ficam entre os dentes;
- Escovas interproximais
- Aparelhos de irrigação (Waterpick, por exemplo) têm indicação principal para pacientes com implantes e próteses tipo protocolo, onde a limpeza com os recursos tradicionais é dificultada;
- Evite o consumo excessivo de açúcar, pois ele é o principal vilão para a saúde bucal.
Finalizando, Dra Sarita Pires ressalta que todo cuidado compartilhado entre o profissional e o paciente tem o objetivo de promover saúde, bem estar do mesmo mantendo o seu sorriso bonito e saudável!!
Fonte: Dra Sarita Pires, Diretora Clínica do Salão da Boca – //salaodaboca.com.br/
Foto: Internet